sexta-feira, 2 de setembro de 2011

“Madre Pampa” Matheus Costa.





A Pampa... me "quedei" muito mais atencioso e silente para escrever este texto, pois nesta simples palavra "PAMPA" se resume praticamente toda história deste rincão forjado em guerras e patriadas...em rondas noiteiras e domas,entre cantos e guitarras.
Quem sou eu para falar da Pampa ? Por certo não sou mais do que ninguém e nem melhor do que ninguém, nem pior que os outros... eu sou um filho dela, um filho da Pampa, mais um entre tantos filhos paridos nesta terra santa pisoteada por cascos de pingo,batizada por poeira de tropas e riscos de nazarenas. E como todo filho, eu também respeito minha forja,meu berço... assim como acredito que nós todos devemos respeita-la,seja do jeito que for..não necessariamente vestindo uma bombacha,calçando botas e esporas..mas sim,honrando o solo onde pisamos,orgulhando-se de quando somos chamados de GAÚCHOS, levando a mão ao peito a cada vez que vem à nossos ouvidos o hino deste estado e principalmente não nos envergonhando dos costumes desta querência,não nos envergonhando de sair à rua pilchados,de tomar garbo num desfile setembrino...assim senhores,faremos uma Pampa mais forte,protegida dos "espinhos estrangeiros" que implicam em meterem a sola da bota aonde não os convem.
Esta pampa que lhes falo,não somente se resume a este imenso Rio Grande,pois tal qual um umbú centenário estende seus braços,abraçando de forma fraterna Argentina e Uruguai. Hermanos da mesma essência,do mesmo destino...destino esse traduzido em lombo de potros,em lanças charruas,em guitarras sonantes,em cada índio que alça a perna num veiaco reservado,para entre saltos e corcóvos honrar a fibra pampeana.
Já dizia um antigo conhecido: “-Que lindo ver a gurizada cevando mates em esquinas e praças urbanas ! ”...há quem vai dizer : “- Ora, é apenas um mate na mão de viventes que vestem bermudas,camisetas e não mostram nenhum jeito de quem arrocina pingos e tropeia gados-“ ... é apenas um mate pra quem o enxerga assim, mas duvido que essas palavras sejam repetidas por quem enxerga com olhos pampeanos...esse sim, esse vai ver na água do mate um açude costeando às casas,esse vai ver na erva recostada ao canto da cuia,uma coxilha verde imensa e plana, esse vai ver no olhar dos cujos mateadores, o olhar de quem pode não mostrar externamente seu afago pela Pampa,mas que dentro de si guarda o mais puro sentimento por esse chão.
Sem alongar a conversa,lhes peço meus amigos... honrem com toda gana este "ser gaúcho" que cada um de vocês concerteza carrega dentro de si, não se achiquem para as topadas da vida,pois cada uma vencida fortalecerá mais ainda ou tentos da nossa vivência... sintam gosto em olhar para o céu e dizerem : EU SOU GAÚCHO !
Acima de tudo,sintam-se protegidos por essa mãe que nós temos no costado,pois com toda certeza ela está olhando por nós com seus olhos mansos,tal qual a mãe que não descansa até ver seus filhos realizados pessoalmente... enfim,aproveitem esse regalo que Deus nos deu, de sermos cria desta velha madre do tempo... a PAMPA!






Rafael Garcia @Rafel_garcia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário