sábado, 1 de outubro de 2011

" Simplórios Versos de Uma Chuva de Primavera " Matheus Costa.


Hoje cedo na fronteira

bem quando os galos cantaram,

nuvens negras destaparam

um poncho negro no céu...

previsão de chuvarada,

das que sacam poeira da estrada,

e enxarcam a aba o chapéu !


Meus olhos recém abertos

ao mirarem o horizonte

trouxeram a chuva na fronte

bem antes dela chegar...

e eu no campo sozinho

rezando um terço baixinho

pra a a tormenta não pesar !


A gadaria no campo

abre caminho ao capão

sabem que logo o rincão

beberá a água santa...

por sorte,hoje é primavera

e até o pasto da tapera

de certo agora levanta !


De mate em mãos -já cevado-

abancado nos pelêgos

me resta esperar o achego

da bomba d'água em reponte...

quem sabe,traga quimeras

ares de outras primaveras

das serenatas de "ontonte" !


Enfim escuto o goteio

sobre a quincha do galpão

e a terra fina do chão

começa o ciclo do barro...

chegou com o vento padrinho

que entona redemoinhos

e espana a crina dos malos !


E esses potros retossando

retendo a água no lombo

"por vez" se ariscam do estrondo

retumbado dos trovões...

até o pelechar anual

teima em atrasar o ritual

por instinto de proteções !


Minhas mãos deixaram do mate,

agora em cordas se entretem

cabrestos e buçais crescem

na velha lida guasqueira...

talvez não tivessem rendido

sem o convite amigo

desta chuva companheira !


O tempo cruza ligeiro

tal qual um pingo que cai

a chuva forte se vai

transforma-se em garoa...

logo se foi por inteira,

se ouve cantos na porteira

que um joão-barreiro entoa !


Fiquei eu trançando tentos,

entreveirado dos mates

- vou findar este arremate

num buçalzito de doze ... -

depois contemplar os campos

ver bondades e quebrantos

que a chuva me causou hoje !


Por fim,o verso acompanha

as águas que vão embora

mas deixa sempre a memória

agoada aos sonhos dos meus...

que a chuva sempre é bem vinda

pois num repente os brinda

com o mate santo de Deus !



Patrique Severo @patriqsevero

Nenhum comentário:

Postar um comentário