quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Homenagem a Chaloy Jara*

1931 - 2011

A América Latina perdeu na ultima segunda - feira dia 10 um de seus músicos mais espetaculares. Aos 80 anos, na cidade de Posadas, Argentina, morreu Salvador Chaloy Jara, mestre do bandoneon, internacionalmente reconhecido, que por muitos anos acompanhou Cenair Maicá, pelos palcos da vida.

Bandoneonista, autor e compositor Salvador "Chaloy" Jara nasceu em Posadas, capital da província de Missiones, em 1 de março de 1931. Começou na música a partir de um início de execução do acordeão de 2 linhas e mais tarde o bandoneon. Apresentou-se com seus irmãos e Mario Raul no seu primeiro conjunto, que foi batizado de "Los Posadas", apresentando-se em reuniões familiares e eventos da escola.

Mais tarde, aperfeiçoou-se com Gregorio Martínez Riera e Ricardo Ojeda. Sua melhoria cresceu de forma contínua em Buenos Aires, cidade onde ele se estabeleceu em 1947. Lá ele se juntou a vários grupos realizando diferentes gêneros, aproveitando os ambientes que eles freqüentavamm, a fim de introduzir a música da costa, missioneira.

Em 1957 ele se juntou ao Armando Correa para fazer apresentações na província de Corrientes e programas de rádio em LT7. Depois de gravar seu primeiro álbum para o selo "Music Hall", intitulado "Assunção", Jara Chaloy estabeleceu-se em Santo Ângelo (RS), cidade onde morou por 5 anos.

Após, começa um relacionamento caloroso entre o público brasileiro e Chaloy Don Jara, foi batizado como "O Rei do Chamamé". Mais tarde ele se mudou para a capital do estado, Porto Alegre, onde começou a acompanhar o célebre artista "Gaúcho" Cenair Maicá com quem gravou vários álbuns.

Na carreira de 20 anos em território brasileiro Chaloy Jara percorreu vários estados do Brasil, apresentando-se em grandes festivais na região, onde gravou os álbuns "Rei do chamamé", em 1988, em 1996, "Chaloy Jara e seu bandoneon de ouro" e "Melhor chamamé", lançado no ano de 1998. Nestes trabalhos, acompanhando artistas como "Los Hermanos Cavia" (Ramon, Tachina e Julian), Antonio Ortiz e Eugenia Maidana.

No início dos anos 90 ele se estabeleceu novamente em Posadas aderir à "Banda Municipal de Música". Notável autor e compositor, são mais de 100 obras como "Muchachita de Missiones","Recuerdo de Mi Terra"," El Moconá "," Basto Coli", "Pueblito Iguaçú", "Patrono de mi pueblo" foram seus trabalhos mais difundidos, e "Jamás te podré olvidar", composta em 1956 e se tornou um clássico do nosso cancioneiro Argentino.

Em 1995, Don Chaloy Jara recebeu "El Arandú" prêmio dado pela Câmara Municipal de Posadas, pelo seu honroso trabalho cultural e em 2005 foi homenageado no "Encontro Chamameceros São Luiz Gonzaga(RS).




Patrique Severo @patriqsevero

Nenhum comentário:

Postar um comentário